Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Pais e filhos: uma constante dificuldade...uma constante bondade!



Não importa a época, a era, o período, o século, etc. Sempre, no mundo, desde que o mundo é mundo, a relação entre pais e filhos se deu de uma forma, no mínimo conflitante.

O lado mais experiente do conflito alega que os filhos, em todas as suas fases de desenvolvimento e cada uma com suas especificidades e problemas são difíceis, não os compreendem, ou como na maioria das vezes, não possuem responsabilidade, não amadureceram ainda, etc, etc.

Já o lado mais "rebelde", entusiasmado, impulsivo, menos experiente, mais romântico, corajoso ou mesmo até pode-se dizer deslumbrado e até correto no sentido de arriscar e consequentemente viver traz à tona toda a sua vontade de viver, seu entusiasmo apra realizar seus sonhos, desejos, ambições e alcançar seus objetivos.

Uma relação que mistura amor, autoridade, respeito, realização pessoal, individualidade, a vida de cada um, decisões a serem tomadas individualmente ou conjuntamente, necessidade de errar, quebrar a cara e ao mesmo tempo de proteção, cuidado, dedicação, gratidão.

Uma mescla de sentimentos, personalidades, rotinas, interesses que não poderia ser de outra forma, afinal, penso eu, pois é exatamente nessa união de tantas coisas diferentes e iguais que reside a magia e a grandeza existente numa relação entre pais e filhos.

Todo mundo que um dia é pai ou mãe, já foi um filho ou filha.

E por mais conflitante que seja, por mais que sejamos a cada dia, bombardeados pelos meios de comunicação com as histórias e com fatos horríveis, dos mais diversos tipos e muitas vezes até inacreditáveis, não se pode negar que todos, sem exceção sempre seremos tocados pelas simples ações e pelo simples olhar de uma relação de amor entre pais e filhos. Afinal, é dom de amor, dom de amar dado por Deus a todos nós.

Sem dúvida, é maravilhoso para quem vê, para quem vive!


(é...muitas pessoas tornando-se pai/mãe ao meu redor nos últimos tempos e muitos conflitos entre pais e filhos ao longo da minha vida, vividos e convividos ou mesmo somente compartilhados, ainda bem!)

Um dia eu realizo um dos melhores sonhos que se pode ter, o de ser mãe :)





3 comentários:

Rodrigo Desterro disse...

Gostei do texto!!!! Mas o que eu achei mas interessante é isso "Todo mundo que um dia é pai ou mãe, já foi um filho ou filha.". Se isso é verdade, pq será que na maioria das vezes os pais nunca entendem os filhos?!!?! Engraçado né?!

Bjo!

Priscila S. disse...

Com certeza gordinho, mas é exatamente por às vezes entender os filhos é que os pais não querem que os eles cometam erros, mesmo compreendendo sua motivação.
Tá, sei que existem casos em que os pais nao entendem os filhos, mesmo, mas normalmente, creio eu estas situações acontecem porque muitas vezes, o pai ou a mãe, reagem e agem com seus filhos pensando somente por seus pensamentos, em seus sentimentos e vontades.

Um truque para qualquer relação entre pessoas que muitas vezes pode evitar este tipo de situação, é o colocar-se no lugar do outro.

Mas também existem ocasiões em que nem isso é suficiente e os pais simplesmente não entendem. E nessa hora, entra o jogo de cintura e o amadurecimento individual, que faz com que cada um aprenda sozinho certas manobras da vida, certos detalhes que só se aprende sozinho.
:)

Flavorita disse...

Meu pai e suas metáforas... mas um dia, tentando me orientar a respeito de uma certa coisa, ele me falou que os pais já tinham trilhado td uma vida e já estavam vendo "o muro" de perto, e por isso nao queriam q os filhos perdessem as oportunidades ou nao proveitassem-nas ate onde poderiam. Por isso insistiam tanto em focar no tal muro e seguir akele objetivo. Ai explikei pra ele q ELE ja estava perto do muro, mas eu ainda tinha td um caminho pra percorrer ate chegar nele, e nao adiantava eu ficar com um binoculo so focando o muro q ainda tava longe e eskecer das coisas q estavam a minha volta, aleme de td a estrada a ser percorrida. Ate pq, ele so chegou onde ele estava (de cara pro muro) em decorrencia de tds as coisas q ele tinha vivido, aprendido e aproveitado nessa caminhada. Nao q eu tenha entendido mt bem a metafora do muro, mas acho q meu pai entendeu q os conselhos paternos/maternos sao bem-vindos, mas q os filhos tb têm q trilhar seu proprio caminho (e isso inclui os tombos) pra crescer, com oeles tanto querem.