Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Alguém sabe o CID do trico?


Trico = doença no coração, na alma. Derivada da dor de cotovelo, tem por sintomas saudade, melancolia, tristeza, e todos os sintomas de alguém que sofre por amar.


Eu achei engraçado, essa semana um dos carinhas que trabalham comigo, um senhor já no auge de seus 45 anos me deu a definição acima. Ele chegou um belo dia a tarde, e disse: "acho que tô sofrendo de trico...".
Humilde, simples, já foi militar e é uma figuraça, que dá aula de física e matemática pro ensino fundamental de uma escola pública e é conhecido no seu ambiente de trabalho como um cavalo batizado. Um cara que já foi renegado em todos os setores e que é insistentemente engraçado e que por fim, foi parar na Diretoria (é, na Diretoria, como na escola sabe? Os mal-criados, os alunos danados, que dão trabalho, vão pra Diretoria....).
Um cara que mesmo com todos os defeitos, esse cara é uma peça rara e simplesmente nos ensina muita coisa no dia-a-dia. De início, você pega logo um abuso e fica arredio com ele, porque ele é um poço de ignorância. Acho que no fundo, é uma auto-defesa ou memso um trauma de muita coisa que ele já deve ter passado na vida. Um cara que já foi casado e não teve filhos, luta para não viver sozinho e acho que sentia a negação de todos com ele no trabalho. Devia ser ruim memso, ir todo dia trabalhar num lugar em que as pessoas tiravam onda perjorativa com a sua cara e ainda por cima onde se pudessem nem estavam perto de você. Hoje a gente tira onda com ele, lógico, mas ele sabe que é porque a gente acha ele legal, não é como antigamente, antes da gente chegar lá.
Mas esse cara, também tem um coração enorme e mole. O que ele tem de durão, ele tem de coração mole. Mole, no sentido de grande. Do tipo que abre mão de suas coisas, que faz um empréstimo pra construir uma casa pra irmã. Uma casa novinha! Do tipo que me arrumou uns 15 lugares de assistência social para entrega de cestas básicas, do tipo que ajudava uma senhora idosa até a sua morte, que cuidava de uma criança adotada, dando comida, atenção, roupa lavada. Do tipo que sofre de trico e não sente vergonha disso.

É, trico. Naquela definição ali de cima. No dia que ouvi isso, eu fiquei me perguntando..."que diabo é isso? Que contraste!!" Mas, depois que ele explicou eu percebi. Realmente, vira e mexe, aquele cara durão chega animado, ou mesmo emburrado no trabalho. A gente nunca sabe o que se passa na vida pessoal de cada pessoa ao nosso redor. Mas, a convivência com esse cara me fez parar pra pensar, de novo, na minha vida. Será que ele chegou nesse idade e com essa brutalidade e auto defesa toda porque no fundo era como eu? Que depois de algumas tentativas, depois de muitas coisas vividas resolveu nao sofrer mais de trico? Esse negócio de trico é muito sério, dá em gente nova, gente velha, gente normal e gente doida. E muita gente foge disso. Muita gente faz de tudo pra não passar por isso, como eu.

Até andei procurando o CID do tal trico, pra ver se eu consigo me internar e levar um atestado pro trabalho que comprove que o vírus do trico anda dentro de mim, mas esse é o tipo da doença que acho que os médicos/psicólogos preferem não diagnosticar, acho que porque no fim das contas eles também sofrem de trico e o mundo ia parar se todo mundo que sofresse disso parasse suas atividades cotidianas.

Sendo assim, eu podia fazer como o cara que falei, que sofre de trico, não nega e ainda por cima logo logo tá pronto pra outro vírus causador de trico. O problema, é que eu tomei uma vacina contra isso há algum tempo, e agora, eu quero saber: como faz pra sofrer de trico de novo? Coincidência ou não, na semana que passou eu vivi coisas que aparentemente poderiam fazer valer a pena eu pegar esse vírus de novo. Mas, apesar disso...eu sei que pra eu pegar esse vírus eu ainda tneho muito trabalho pela frente, derrubar as barreiras do medo, derrubar as barreiras dos anticorpos, parar de sabotar a mim mesma e voltar a viver intensamente, as coisas do coração, seja pra sofrer de trico, seja pra finalmente encontrar a cura que fará eu nunca mais sofrer disso.





2 comentários:

Mr. Big disse...

Olá. Bom Dia. Criei recentemente um blog e gosto de tratar dos assuntos do coração e da vida. Faça uma visita. Gostei da sua postagem. Talvez você esteja procurando o CID de forma errada, talvez ele se apresente na forma de palavras.

Parabéns pelo Post.

big

Flavorita disse...

Taí q essa eu nao conhecia.. trico.
Mas nao conhecia so de nome, pq de sentir essas coisas aí tudinho.. puuufff! Vaaaaarias vezes ó!
Mas, a parte boa eh q apesar das dores q trico causa, no fim a gente se recupera e ta boazinha pra sentir de novo td isso. Tds as coisas boas e ruins q um amor/paixão traz.
Parando de se sabotar (neh priscila?!), a gente acaba aproveitando boas coisas ainda.